Revista Canindé/SE – Um dado importante informado pelo TSE deve ser levado em consideração por parte das equipes que estão à frente das coordenações dos grupos políticos que disputam a Prefeitura Municipal. Segundo o órgão, o eleitorado adulto da faixa etária entre 25 e 34 anos foram os que mais faltaram ao pleito eleitoral de 2020. Na ocasião, a disputa polarizou entre os candidatos Weldo Mariano e Kaká Andrade.
O TSE também atualizou mais outros dados, sendo um deles o número de eleitores aptos a votar em 2024 da ordem de 22.724. Entre todos os eleitores faltosos, o número foi de 378. Estão regularizados 22; cancelados 22; a regularizar 2 eleitores. Entre a classe de 21 anos de idade a 24, os faltosos foram de 87. Entre os de 18 a 20 anos, 20 faltosos. Já os que menos faltaram à votação foram os da faixa etária entre 60 e 69 anos de idade. Na condição de eleitor que lê e escreve, foram 82; com nível superior apenas 1 eleitor.
Um estudioso sobre assuntos de estratégia política, com trabalho reconhecido dentro e fora de Canindé de São Francisco, fez um alerta para o que chamou de “focar no proveitamento de informações, serviços e estratégias que deêm resultados mais proveitosos do que exibição em redes sociais, publicidade e propagandas […]”. O spoiler foi prestado por quem domina o assunto.
Não custa lembrar que, em todos os lugares, históricos apontam para candidatos bem preparados, com campanhas firmes e com indícios de vitória, entretanto, perderam por menos de 10, 50 e 100 votos. A explicação nesse caso é de um verdadeiro elástico de erros, porem, em grande parte as análises posteriores pelas equipes, apontaram para falta de foco em “produtos” com base em estudos que não foram desenvolvidos.
Por Adeval Marques