Ataque de ódio político contra maçonaria de Canindé de São Francisco

imagem_principal

Revista Caninde´/SE – Uma página criada no Instagram com o nome de distrito2, publicou um vídeo no qual ataca um dos seus membros, Beto Vieira, da Ordem Maçônica Luz e Paz, de Canindé de São Francisco, por simplesmente ele ter optado a acompanhar o candidato Machadinho. O autor do material mostrou qual era o foco, o de atacar a campanha de Machado Barbosa relacionando Alberto Vieira e a instituição e tentar influenciar a população que nada sabe sobre o trabalho realizado por eles e a entidade. Falta total de informação.

Na produção do vídeo, com voz nebulosa parecendo ser de inteligência artificial, a IA, uma narrativa diz que a instituição promove satanismo, qualifica a mesma de seita satânica e segue promovendo outros ataques com fotos e outras ilustrações bizarras. O ato foi colocado como vil e covarde, as providencias estão sendo tomadas. Mesmo com a LGPD em curso, atos dessa natureza são facilmente rastreados chegando ao autor com perfeita exatidão. O ato não foi encarado como liberdade de expressão e sim afirmação por parte do responsável, difamação da pessoa e para com a instituição, seus membros e ainda um ataque claro.

O vídeo que trata do ataque foi baixado diretamente da página e disseminado em grupos de whatsapp, o que piora ainda mais a situação, pois pode ter alcançado uma grande massa de pessoas e acessos ao conteúdo diretamente ao perfil. Com receio, medo ou por orientação, a página autora denominada de distrito2 – no Instagram – retirou ou arquivou o material, acredita-se que para não correr o risco de ter provas, contudo e rapidamente, ao que parece existem prints que foram feitos da publicação ainda no canal. Nada fica oculto na rede, a safe web.

Os membros da Ordem Maçônica em Canindé são pessoas de bem, trabalhadoras, pais de família, pagam impostos e têm direitos perante a Constituição Federal. Ela é secular e tem trabalhado em inúmeras causas pelo bem da humanidade em todo mundo de forma velada. A perseguição à Maçonaria remonta aos tempos antigos, nos dias atuais ela obteve espaço e mantém filosofia própria de comportamento e trabalho, se mantendo longe dos holofotes e da fama, contrariando outros segmentos e criando-lhe uma áurea de misticismo e julgamentos apressados e equívocos.

Por fim, afirmar que o material foi produzido com orientação de qualquer grupo rival ao candidato a prefeito Machadinho seria irresponsável, entretanto, a narrativa do vídeo deixa claro ao direcionar para Beto Vieira por estar no projeto de Machado Barbosa, isso liga o fato à disputa política do momento, o que torna o ataque de ódio político pelo posicionamento do mesmo enquanto cidadão.

Por Adeval Marques 
Foto: GLIMESE

Observação:
Material produzido por iniciativa própria, sem solicitação, orientação ou prestação de serviços remunerada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir