Espada medieval é encontrada por trabalhadores em esgoto da Dinamarca

Espada-Meieval

O objeto chamou a atenção de funcionários que trabalhavam na manutenção de um esgoto: arqueólogos foram chamados e confirmaram a idade centenária da espada

Um dia comum de trabalho na manutenção de um esgoto na Dinamarca rendeu uma descoberta arqueológica datada do período medieval. Na última terça-feira (5 de fevereiro), o engenheiroHenning Nøhr e o técnico de obras Jannick Vestergaard inspecionavam as condições das galeiras subterrâneas da cidade de Aalborg quando se depararam com um objeto inusitado: uma espada de metal de mais de 1 metro de comprimento repousava no esgoto.

A dupla de trabalhadores resgatou o objeto e entrou em contato com arqueólogos para verificar a origem da arma. Após uma análise realizada por pesquisadores do Museu de História de Aalborg, verificou-se que a espada datava do século 13 e provavelmente pertencia a um guerreiro que fazia parte da elite local. “Adquirir uma espada na Idade Média era extremamente caro e somente uma elite guerreira podia se dar ao luxo de carregar uma arma desse tipo”, afirmaram os especialistas do museu em comunicado.

O arqueólogo Kenneth Nielsen, um dos pesquisadores que analisou a origem da espada, não imagina como o objeto foi parar no esgoto da cidade. Ele suspeita, entretanto, que a arma se perdeu durante uma batalha travada em Aalborg há centenas de anos e permaneceu intocada desde então. Nielsen afirma que o local onde hoje está o esgoto fazia parte da superfície da cidade na época medieval — atualmente, Aalborg é a quarta maior cidade dinamarquesa, com 136 mil habitantes.

Os arqueólogos que inspecionaram a espada afirmam que o seu dono pediu ao ferreiro para que ele fizesse dois “caminhos de sangue”, nome dado às ranhuras que percorrem toda a extensão da arma: esse recurso era utilizado para que a espada ficasse mais leve e fácil de manusear.

O cabo da arma foi fabricado com o estilo medieval de cruz e contava com um botão oval conhecido como pomo, que proporcionava maior conforto no manuseio da espada. Ao investigar as condições de uso do objeto, os pesquisadores afirmaram que a arma foi utilizada em pelo menos três batalhas.

Após a descoberta, os arqueólogos dinamarqueses afirmaram que iniciarão um projeto de pesquisa para conhecer os esgotos da região e, quem sabe, encontrar novas relíquias. Após o processo de limpeza e preservação, a espada ficará exposta no Museu de História de Aalborg.

Fonte: Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir