sábado, 18 de maio de 2024

Covid-19 cai em Canindé de São Francisco, mas fila externa na Caixa Econômica continua preocupante

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir
CX

O gráfico da Secretaria Municipal de  Saúde e demais ferramentas de informação diária mostra que o número de infecções por Covid-19 tem apresentado queda constante nos últimos dias. A luta de um trabalho intenso por parte dos profissionais da área, seguindo o planejamento municipal de imunizações, campanhas, higienizações de áreas, decretos, formação de Comitê Técnico Científico, fiscalização e orientações foram às ferramentas usadas para conseguir os índices positivos atuais. Entretanto, ainda não é tempo de arrefecer por total, embora o novo decreto do Estado, cujo município sempre acompanhou. A vacinação tem surtido o efeito tão esperado.

Um caso comum que se pode constatar todos os dias, representando uma preocupação e verdadeiro caso de negligência, é o fato da fila que se forma todos os dias do lado externo da agência da Caixa Economia Federal, em pleno centro da cidade. Logo cedo, por volta das 7 horas, a fila começa a ter formação por pessoas que chegam de vários lugares para serem atendidos. O número maior de pessoas 200 já foi contabilizado no local mostrando negligência para com o distanciamento, alguns sem usar máscara e conversando muito próximo. Ali eles ficam por até quatro horas até adentrarem ao recinto e serem atendidos. Uma vez dentro da agência, a situação não é diferente e complica mais ainda em razão do espaço reduzido. È preocupante.

Segundo Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), durante uma coletiva de imprensa afirmou que a variante Delta deve predominar no mundo. Já são mais de 130 países que a registram fazendo com que puxasse o aumentando o número de vítimas em todo mundo. Só no Brasil o número já passou de 500 mil colocando a nação em segundo lugar no mundo. Com a ampliação da circulação de pessoas e abertura maior de comércio e postos de serviços, lazer e o próprio cotidiano ao “novo normal”, toda precaução é pouca.

Finalizando com a opinião, é importante entender que para conter a circulação do vírus mortal, depende muito do comportamento do conjunto da sociedade, população e entidades devem andar em simbiose ou pagar um preço muito alto.

É evidente que existem aglomerações em outros espaços da cidade, como outras agências, alguns estabelecimentos comerciais, etc., também tem cometido erros em não realizar uma dedicação maior na fiscalização das filas externas. Entretanto, a amostragem da situação da Agência da Caixa Economia é a pior de todas por ter um público maior de pessoas pelos serviços ofertados e a desorganização da fila que se estende por outros espaços de calçadas.

Importante destacar o trabalho desenvolvido pela administração municipal, que resulta no quadro positivo atual mostrando Canindé de São Francisco baixando os índices, deve ser uma luta constante de todos.

Para pesquisar, comparar e analisar os dados, acesse o site da Prefeitura Municipal onde é publicado diariamente todas as informações sobre a política de combate ao Covid-19. Link: caninde.se.gov.br

Por Adeval Marques