Revista Canindé/SE – Em 2023 e 2024, uma série de denúncias começaram a surgir na internet sobre o descaso do município com a frota de veículos que foram desprezados em um pátio de órgão público. Segundo relatos, registros em fotos e vídeos, eles estão apodrecendo jogados ao sol, chuva, poeira e outras situações transformando-se em um amontoado de ferrugem, ferros retorcidos, mau cheiro, escorpiões, cobras e outros bichos vivem lá que circundado por mato.
“Até o momento, não sabemos e acreditamos que nenhuma ação de fiscalização por parte da justiça ou TCE foi executada. Mesmo com denúncias via imprensa. A situação de abandono dos prédios públicos, praças e patrimônio, é outra situação complicada e triste. A explicação do prefeito Crystophe não convenceu a população. Não é questão política e sim zelar o que é do povo. Já que não serve, façam um leilão. Vamos enviar as imagens para TV”, informou J.M.T, morador da cidade que se diz incomodado com a situação.
No começo do mês de janeiro de 2025, alguns moradores procuraram saber se a situação continuará da mesma forma e exigem que a administração local e a Câmara Municipal se posicionem sobre o assunto. “É importante o município, por meio da gestão atual do prefeito Crystophe preste algum esclarecimento para população; precisamos também da atuação da Câmara Municipal e dos vereadores, é muito importante ainda um posicionamento da Justiça, Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, assim é que não pode ficar. Tem muita coisa estranha, como até abastecimento indevido com as placas dos veículos, é que relatam. Vamos até Aracaju provocar a todos e ver o que dizem”, relatou o cidadão.
A última informação é a de que o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe recebeu fortes denúncias e, como órgão fiscalizado e orientador, será um mais provocados sobre a situação porque dele é que parte o relatório que subsidia ou norteia os demais órgãos da Justiça.
Por Adeval Marques
Foto jornalística: C. L. Menezes