Propriá sediou encontro com cinco bandas filarmônicas de outras cidades

0
242

No último sábado, dia 25/11, a cidade de Propriá foi sede do 15º Encontro de Bandas de Músicas do Interior – UBMI. O evento contou com a participação de cinco bandas filarmônicas do interior de Sergipe. As apresentações aconteceram sob o olhar do grande público que se fez presente no Mirante da Orla ribeirinha.

Participaram do encontro a banda de Euterpe Japaratubense, da cidade de Japaratuba, União Lira Paulistana de Frei Paulo, Filarmônica Luiz Ferreira Gomes de Rosário do atete, Filarmônica Coração de Jesus de Laranjeiras e a anfitriã, Filarmônica Santo Antônio de Propriá.

Como primeiro ato o encontro teve sua concentração na praça da bandeira, onde todas as bandas foram recebidas e em seguida saíram em desfile pelas ruas de Propriá até o local do encontro na Orla. Já no local de apresentação houve abertura a execução do Hino Nacional com todas as bandas juntas. Esse ato aconteceu sob a regência da maestrina Ruana Brito e em seguida houve queima de fogos marcando a abertura do evento.

Ao fazer a abertura oficial do encontro o Prefeito Iokanaan Santana falou da importância de se valorizar a cultura em todos os seus campos. Na música ele lembrou que o Município de Propriá foi grande celeiro de artistas e formação de bandas musicais potencializando a cultura do nosso Estado.

O encontro foi dividido em três etapas, onde tiveram apresentações de todas as bandas com seus respectivos maestros, que abrilhantaram a noite com interpretações que encantaram o público presente com o resgate de tradições culturais, relembrando sucessos que marcaram épocas.

O grande momento da noite foi marcado na última rodada das apresentações com a interpretação da Filarmônica de Propriá que apresentou a música “Forró em Propriá”, e outras composições do rei do baião, Luiz Gonzaga e da sergipana Clemilda. A regência ficou sob a condução do maestro Robério Britto que também é autor do arranjo juntamente com o maestros Roberto. A música foi cantada por Robênia Britto e Gil Montes.

Como forma de valorização cultural o encontro teve total apoio da Prefeitura de Propriá e Secretaria Municipal de Educação. Os órgãos da SMTT e Guarda Municipal prestaram apoio durante todo evento em face de uma organização e segurança no local.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal de Propriá, Iokanaan Santana que fez parte da composição da mesa, junto com os Secretários Municipais, de Educação Rafael Sandes, Industrial e Comercio Manoel Freire, Administração Noyberts Lucas, o cantor e compositor Gil Montes e o Coordenador de Comunicação Adeval Marques. O Secretário Rafael Sandes fechou o evento com agradecimentos.

O Cerimonial foi escrito e gerido sob a autoria da organização da filarmônica, sendo que o setor de Comunicação prestou suporte de sonorização e locução.

Fonte: Prefeitura de Propriá