Site Revista Canindé entrevista o estrategista político Glauber Carcará

0
4230

Canindé de São Francisco/SE (Política) – Em 2020 Glauber Carcará atuou silenciosamente nos bastidores da política de Sergipe e em outras regiões do País pelo PT. Em Canindé de São Francisco, especialmente, foi discreto ajudando ao grupo que elegeu o Prefeito Weldo Mariano (PT) e Joselildo Almeida (Pank), o vice-prefeito. Mestrando em Planejamento Regional e Gestão da Cidade, especializado em Direito Municipal, marketing político e marketing eleitoral, não dá bola para os holofotes. O site Revista Canindé entrevista Glauber Carcará após vários meses de tentativas. É uma de suas poucas aparições públicas.

Revista Canindé: Quem é Glauber Carcará?
Resposta de Glauber Carcará: Fácil e Difícil (risos). Sou Nordestino, Pernambucano, e tenho certeza de que se em minha infância já existisse o Bolsa Família, eu não teria passado por todas as necessidades que passei. Quando penso que cada indivíduo tem sua trajetória, e agradeço a Deus pelos  obstáculos que tive que transpor. Costumo dizer que hoje estou à serviço do Povo, desvio de especulações a meu respeito. Já disseram que sou esotérico pelo fato de andar de preto, que sou uma mistura de Duda Mendonça com João Santana, mas as pessoas gostam de comparar. Não tenho Rótulos. Sou apenas um colaborador do PT.

Revista Canindé: Em 2020 você atuou de forma de forma muito silenciosa na política de Canindé de São Francisco. Como foi seu apoio e trabalho na campanha de Weldo e Pank?
Glauber Carcará: Cheguei na fase final da campanha. O time já estava formado. Um excelente time. Todos engajados e dando todo o gás. Meu trabalho foi mais para mostrar para o Povo que Weldo, assim como o Presidente Lula, é um Homem de origem humilde, simples e essa humildade e simplicidade quando aglutinadas são o combustível que acende a chama no coração do Povo. O Povo se identifica. Elogiaram demais os últimos vídeos que a equipe divulgou. Disseram que o vídeo que produzimos com a Companheira Lurian, filha do Presidente Lula foi emocionante na reta final da campanha. Eu afirmo que de fato foi, mas não foi só o vídeo. Cada gesto do Povo, cada demonstração de carinho e apoio de todos os que colaboraram na campanha foi fundamental e fez a diferença no resultado final. Esse foi nosso principal objetivo. Foi uma tarefa árdua, pois em tempo de pandemia, com distanciamento social e com pouca gente com acesso à internet foram fatores e obstáculos que transpusemos com muita dedicação e perícia.

Revista Canindé: Após a vitória de Weldo e Pank, como você analisa a atual administração e a possibilidade de reeleição do grupo.
Glauber Carcará: A administração do Grupo é aguerrida. Ninguém governa e administra sozinho. A equipe administrativa e o corpo de secretários formam um grupo muito coeso, competente e dedicado. Penso que seja o desejo de qualquer Chefe do Executivo ter uma equipe como essa de Canindé. No que diz respeito à possibilidade de reeleição do grupo, não existe nenhum impedimento legal. Tentam ventilar teses jurídicas infundadas, mas podem afastar qualquer burburinho. O Time é reelegível.

Revista Canindé: Você tem especialização em Marketing. Como você atua?
Glauber Carcará: Tenho especialização em Marketing Político e Marketing Eleitoral. Atuo de maneira discreta. Marketeiro que quer aparecer mais que o candidato está fadado ao fracasso. Afasto qualquer tipo de distanciamento do candidato com seu eleitorado. Qualquer coisa que o distancie do eleitor é descartada de pronto. Afasto futurologia, afasto as crenças infundadas e observo mais do que falo. Fico preocupado quando vejo equipes de Marketing que mais se assemelham a uma seita religiosa do que a um grupo de trabalho focado. Tentam até adivinhar o que o adversário está pensando. O trabalho de afastamento das coisas que não servem as vezes é mais difícil do que o trabalho de reunir os elementos que usaremos na campanha.

Revista Canindé: Como vê a eleição de Lula no atual quadro da disputa política?
Glauber Carcará: Lula é a única certeza que temos para recuperarmos e repararmos os prejuízos causados por esse desgoverno, recuperar a economia, dignidade do Povo e soberania do país.

Revista Canindé: Bolsonaro e Ciro, como você os observa no atual cenário político enquanto adversário do Lula?
Glauber Carcará: Não podemos subestimar os 20% que ainda apoiam Bolsonaro, mas é evidente que a maioria do Povo acordou. Ciro Gomes é admirável pela inteligência, mas está se perdendo com o devaneio da terceira via. Ciro precisa entender que o campo Progressista precisa cada vez mais de unidade e coesão em torno do nome mais forte do momento, que é do Lula.

Revista Canindé: Moro foi uma peça fundamental para tirar Lula de circulação. Agora é um juiz que parece ter sido esquecido. Como você observa a atuação dele no tempo dos julgamentos ao Lula e o que ele é hoje em termos de imagem?
Glauber Carcará: a melhor definição da imagem do Moro saiu da boca do meu xará, o Deputado Federal Glauber Braga. Moro foi exatamente como o Deputado Glauber Braga o definiu no período em que atuava na “república de Curitiba”. Moro foi um personagem parecido com aquelas mensagens recebidas pelo personagem Ethan Hunt da franquia Missão Impossível, interpretado pelo ator Tom Cruise. Ou seja, foi um personagem autodestrutivo. Sua imagem é a imagem do fracasso e do ostracismo de alguém que atualmente não consegue encarar ninguém nos olhos. Perdeu sua dignidade.

Revista Canindé: Como vê a disputa em Sergipe para o pré-candidato Rogério Carvalho ao Governo do Estado?
Glauber Carcará: Rogério já sai com a vantagem de ser o candidato do Lula, num momento em que Sergipe, assim como o resto do país, se sente órfão de um carinho mais acolhedor, ainda mais com o aumento da miséria e da fome, as pessoas sentem falta de ter alguém que garanta sua dignidade e as três refeições mínimas na mesa do trabalhador. Rogério é o melhor é único perfil que atende essa demanda da humanização da gestão pública. Tem em sua essência a preocupação em olhar pelos menos favorecidos.

Revista Canindé: Sobre Márcio Macedo, como analisa o trabalho de articulação em Sergipe para o PT e a campanha de Lula?
Glauber Carcará: Márcio Macedo é um grande companheiro que tem a confiança do Lula, está na vice-presidência do PT e é um dos responsáveis pela região nordeste. Quanto ao trabalho de articulador de Márcio Macedo em Sergipe, a gente não pode esquecer que ele não é construído sozinho. Há um coletivo de lideranças como Rogério, que hoje é a maior liderança do PT no Estado, nosso deputado João Daniel, e nossa vice-governadora Eliane Aquino. Em Sergipe, a coletividade articula a política de Lula, e essa unidade é fundamental.

Revista Canindé: Como Você vê o Deputado João Daniel no cenário político atual?
Glauber Carcará: O deputado João Daniel é um companheiro de uma pluralidade gigante, que representa não só o PT, mas um dos maiores movimentos sociais que temos, que é o MST e tem um forte comprometimento com o projeto de erradicação de miséria do nosso país. É uma das melhores pessoas que conheci na política, figura de uma integridade e lealdade ímpar.

Revista Canindé: Como você se identifica com Canindé de São Francisco?
Glauber Carcará: Costumo dizer que Canindé é uma Cidade Cosmopolita. Já encontrei Pernambucanos, Baianos, Alagoanos, Paulistas, pessoas do Centro Oeste, Região Norte e Sul. Cidade rica em cultura, cheia de belezas naturais e com um povo acolhedor. Não tem como uma pessoa não se apaixonar por essa cidade que respeito muito. Sem contar que foi a cidade com minha atuação política mais emocionante. Quando ganhamos as eleições, por conta de determinados comentários destrambelhados deu até vontade de “dançar quadrilha” (risos).

Revista Canindé: Para finalizar, você tem pretensões políticas em Sergipe ou Canindé de São Francisco? Poderia conceder entrevista para a rádio Canindé FM e TV Cânion em outra oportunidade em data fatura sobre análise política?
Glauber Carcará: Tenho pretensões e projetos de vida em Canindé de São Francisco. Como sempre defendi que em qualquer ato de nossas vidas também podem e devem ser transformados em atos políticos… Será um prazer conversar com a Rádio Canindé FM e com a TV Cânion. Fico à disposição.

Agradeço a toda a equipe da Revista Canindé pelo espaço e pelo carinho, agradeço ao Sr. Adeval Marques, que vejo como um Companheiro de valor e capacidade intelectual como poucos, e deixo um beijo no coração de cada cidadão de Canindé de São Francisco.