32 C
Canindé de São Francisco
quinta-feira, dezembro 9, 2021

Prefeito Weldo Mariano participou de apresentação do projeto da obra Canal de Xingó e da Jornada das Águas

Canindé de São Francisco/SE (Desenvolvimento) – O Prefeito Weldo Mariano cumpriu agenda de trabalho na última quarta-feira, 27/10, participando da apresentação do projeto da obra de construção do Canal de Xingó e da Jornada das Águas. O evento ocorreu na cidade de Propriá contando com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Antes de comparecer ao evento, Weldo foi recepcionado pelo Prefeito da cidade, Dr. Valberto Oliveira, em seu gabinete ao lado do vice-prefeito, Rafael Sandes, secretário municipal de Obras, Marcos Graça e secretário de Defesa Civil, Everaldo Fernandes. Acompanhado do vereador André Agente de Saúde e Assessor Diogo.

Feliz com a notícia de que realmente a construção do Canal de Xingó sairá do papel, Weldo ouviu atentamente a fala do Ministro Rogério Marinho: “Esta obra é de extrema relevância para o povo sergipano. A água será captada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV e poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais. É água para matar a sede das pessoas, produção irrigada de alimentos e geração de riqueza”, explicou o ministro Rogério Marinho. “Este empreendimento traz, de uma vez por todas, segurança hídrica para Sergipe”, esclarecendo.

“Estou feliz porque o Canal de Xingó vai matar a sede do povo sertanejo, do gado e de outros animais. Vai produzir riqueza na agricultura e agropecuária. Não só o meu povo de Canindé como também de outras regiões do alto sertão vão ter dias melhores e poder produzir alimentos e criar seus rebanhos”, disse Weldo deixando sua mensagem.

Segundo a Comunicação Social do Ministro, as cidades que serão contempladas com o benefício do Canal de Xingó são: Paulo Afonso (BH), Santa Brígida (BH) e em Sergipe começando por Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e finalizando em Nossa Senhora da Glória. A execução do projeto compreenderá quatro fases de construção, sendo elas: fase I vai da captação até o Reservatório 5 (Capela), no município de Poço Redondo; a fase II sai do Reservatório 5 e vai até o Reservatório 8, no município de Porto da Folha; a fase III vai do reservatório 8 ao reservatório 11, no município de Monte Alegre, e a fase IV começa no reservatório 11 e segue até o reservatório 12, no fim do canal, no município de Nossa Senhora da Glória. O primeiro trecho, de 50 quilômetros de extensão, está em fase de elaboração do projeto executivo. Já o segundo encontra-se em fase de elaboração do projeto básico.

Por Adeval Marques
Com informações da Comunicação Social/Ministério do Desenvolvimento Regional

ÚLTIMAS POSTAGENS
NOTÍCIAS RELACIONADAS