“Rosário do Catete precisa se desenvolver. A juventude de minha época passou sem ter oportunidades. Precisamos ter projetos eficazes e melhores políticas públicas para as próximas gerações.”

MichaeldeSouza

Revista Canindé/SE – Michael de Souza hoje é um homem adulto e pai de família. Há bem pouco tempo ele era mais um jovem residente da histórica cidade de Rosário do Catete. Ele afirma que, a juventude de sua época viveu na cidade de forma ociosa, sem ter oportunidades de absorver conhecimentos técnicos que os conduzissem para o mercado de trabalho. Lamentou que essa situação ainda permanece e que não vislumbra uma política pública que mude o cenário, até o momento.

Uma das formas que Michael de Souza encontrou foi buscar a pré-candidatura para vereador de Rosário do Catete. Casado e pai de uma filha, ele se esforçou e hoje tem capacidade técnica, trabalhando em uma empresa forte e multinacional, onde galgou crescimento, perfazendo o caminho, saindo desde a base até ganhar uma promoção por reconhecimento e profissionalismo, dedicação e responsabilidade. Graças aos esforços, hoje ele é supervisor. Mas nem sempre foi assim.

Michael ralou muito desde cedo, trabalhando em outras áreas, a exemplo da função de garçom, entre outras. Igual a ele, jovens de Rosário do Catete sonham com uma oportunidade de trabalho, contudo, o município não oferece condições e falha na política de construção de capacidades que preparem o jovem para o mercado de trabalho. “Queria ver meus amigos de infância com a mesma situação que eu ou melhor, profissionais respeitados. Fico triste em ver tantos amigos que não conseguiram essas oportunidades e acredito que isso é uma falha na capacidade dos gestores locais. Fico mais triste ainda em ver que a situação continua e a nova geração não tem oportunidades visíveis para um futuro promissor. Me pergunto até onde essa situação vai permanecer? Só existe um jeito para que eu possa ajudar nesse sentido, ao menos, chamando a atenção para fatos iguais a esses e promover uma reflexão. Por isso estou colocando meu nome como pré-candidato a vereador do meu município. que me apresento para população concorrendo ao cargo de vereador em 2024. Sou pré-candidato e pretendo ajudar Rosário e meu povo de alguma forma”, disse Michael de Souza.

De acordo com o senso de 2020, o município de Rosário do Catete tem uma população de 9.295 habitantes. Dados mais atualizados de 2021 informam que, apenas 1.959 pessoas têm ocupação no lugar, recebem até um salário e meio, margeando a linda de pobreza enquanto outros já estão na ala da pobreza quase que extrema, sobrevivendo de auxílios do governo federal e municipal. Outra informação interessante é que a juventude parece descrente em mudanças positivas e por isso estão migrando para a capital de Sergipe, Aracaju ou outros lugares que ofereçam maiores oportunidades, deixando para trás toda uma história, legado cultural e família.

Por Adeval Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir