O que você quer para Canindé, eleitor?

kakaemachado-banner1

Revista Canindé/Nathan Feitoza – Estamos nos aproximando da reta final das eleições de 2024 e, atualmente, temos três candidaturas concorrendo ao cargo de prefeito. Contudo, apenas duas têm chances reais de vitória. Os candidatos se apresentam com posturas antagônicas em suas tratativas pessoais e estratégicas, oferecendo alternativas para todos os perfis de eleitores. Um candidato se apresenta como experiente e governante, enquanto o outro se destaca como emergente, protetor e cuidadoso. Mas a grande pergunta que persiste é: o que você quer para Canindé, eleitor?

Diante dos últimos acontecimentos, fica evidente que a reta final está fervilhante, com os olhos da população atentos, aguardando o próximo movimento de ambos os lados. No entanto, a grande questão permanece: o que você quer para Canindé, eleitor? Houveram situações que suscitaram preocupações, dignas dos freios e contrapesos, conforme discutido em “Como as democracias morrem”, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. Essas situações incluem desde a troca de servidores até abordagens questionáveis por parte de oficiais da lei, passando por episódios descontrole e ataques de histeria em público. Ou seja, uma sequência de fatos que, novamente, faz ecoar a pergunta: o que você quer para Canindé, eleitor?

O candidato envolvido na polêmica de supostamente utilizar a máquina estadual a seu favor é aliado da atual gestão, da qual foi um ferrenho opositor, tendo amargado uma derrota por apenas 81 votos. Será que ele realmente esqueceu tão rapidamente e está disposto a reatar essa amizade, mesmo com o seu histórico de coerção política? Em sua mais recente declaração, ele afirmou: “Weldo não fará parte do meu governo”. Então, o questionamento persiste: o que você quer para Canindé, eleitor? Quem guarda as agulhas que te magoaram no passado não está disposto a costurar um novo futuro. Será que as pessoas que hoje o apoiam não sofrerão represálias quando discordarem de suas ideias ou se recusarem a apoiar algum candidato indicado por ele em 2026? Muitas vezes, os seres humanos acreditam que o infortúnio do outro não será o seu. Mas, e se for?

Por fim, o candidato apoiado pelo governador possui um seleto grupo de apoiadores, alguns com reputação ilibada, outros nem tanto, que buscarão apoio para suas próprias candidaturas em 2026. A prefeitura de Canindé será capaz de atender a tantas demandas? Você, eleitor, que tem um filho se formando ou já formado e ouviu promessas de pleno emprego, será mesmo que se lembrarão de você quando o sobrinho ou filho de algum desses apoiadores “mais importantes” também precisar da mesma vaga? Acha que o sorriso e a palavra de conforto que recebe hoje estarão presentes quando precisar de atendimento no hospital, uma carrada de água, iluminação na sua rua ou solução para o esgoto na sua porta? Ou que será necessário acionar contatos “mais importantes”, já que você tem apenas “o seu voto”? Assim, a grande pergunta volta à tona: o que você quer para Canindé, eleitor?

Por Nathan Feitoza
É canindeense e engenheiro de software

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir