quinta-feira, 9 de maio de 2024

Secretário de Educação e Controle Interno da gestão de Weldo de Canindé participam de reunião no TCE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir
Bomfim-e-Ricardo

TCE explica novas funcionalidades das prestações de contas a secretários de Educação e controladores

O Secretário Municipal de Educação, Felino Bomfim (Bomfimzinho) e o Diretor de Controle Interno do município de Canindé de São Francisco participaram de uma palestra no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) que tratou da funcionalidade sobre prestação de contas.

Secretários de Educação e chefes de Controle Interno dos municípios sergipanos estiveram no encontro técnico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) nesta terça-feira, 11, para apresentação de inovações adotadas pela Corte no seu sistema de auditoria, o Sagres, com foco nas prestações de contas anuais do exercício 2023.

Ocorrida no auditório da Escola de Contas (Ecojan), a reunião terá continuidade na próxima quinta-feira, 13, de modo a contemplar os 75 municípios de Sergipe.
PHOTO-2022-10-11-12-00-32.jpg

“Estamos adiantando essas informações para que eles se preparem melhor e possam contribuir com a adaptação nos seus municípios”, destacou o diretor de Modernização e Tecnologia do TCE, Cristiano dos Santos Cruz, ao lembrar que já foi promovido encontro similar com profissionais contábeis que atuam junto aos municípios.

As atualizações do sistema de auditoria do Tribunal exigirão mais detalhamento nas prestações de contas, sobretudo em áreas como folha de pessoal e execução financeira, além dos novos itens relacionados à Educação.
PHOTO-2022-10-11-12-00-32 2.jpg“Reuniremos dados mais específicos, como os números de matrículas, das turmas em andamento, os profissionais alocados, enfim, informações que irão subsidiar relatórios mais detalhados para análise do nosso colegiado e corpo técnico”, concluiu o coordenador de Modernização e Tecnologia, Miguel Melo, .

Conforme o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, as novidades irão proporcionar dados e informações gerenciais de grande utilidade não apenas para o órgão de controle como também para os próprios gestores.

PHOTO-2022-10-11-12-59-21.jpg
“Sabemos que a tecnologia está em todos os setores e não poderia ser diferente na fiscalização efetivada pelo Tribunal de Contas”, colocou.

Em meio ao público presente, o secretário de Controle Interno do município de Indiaroba, Paulo Gomes, elogiou a iniciativa da Corte: “Isso é importante porque o Tribunal tem sua atuação tanto fiscalizatória quanto educativa, de ter esse momento de chamar os municípios e avisar o que de fato vai ser necessário”.​
PHOTO-2022-10-11-12-00-32 3.jpg
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima
Fonte