sábado, 27 de abril de 2024

Vereador Ninho da Saúde cobra plotagem dos carros da Prefeitura e esquece que a Câmara Municipal mantém uma frota na mesma situação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir
denunciacarrosdacamara

Revista Canindé/SE – Após questionar e cobrar que alguns veículos da Prefeitura Municipal sejam plotados, o vereador Ninho da Saúde afirmou que estaria levando ao conhecimento do Ministério Público para averiguar a situação. “Ele esqueceu que a Câmara Municipal mantém uma frota de veículos locados que não estão plotados, a mesma moeda tem que ser aplicada”, disse uma fonte da área do Direito e muito ligada à Justiça.

A fala do vereado Ninho não foi bem digerida no grupo interno dos vereadores e gerou discussão e disparando gatilhos emocionais como o receio do Ministério Público também apurar a frota de veículos que, nesse caso, estão na pose dos vereadores a serviços dos seus gabinetes. O próprio Ninho mantém um sob sua disposição, sem plotagem. Qual a empresa locadora e qual valor do contrato, questionamentos que o vereador fez aos da Prefeitura, necessitam também de apuração por parte do MP.

Canindé de São Francisco continua sem se dar conta de que o município está mudando em termos de mentalidade, que existe uma nova sociedade em transição que tem maior poder de compreensão, sobre direitos e deveres e poder de informação. É a era da internet das coisas e o ápice de outra área, a Comunicação e do jornalismo cidadão. Um bom exemplo disso são as redes sociais, onde existe uma gama enorme de páginas que são criadas para informar, denunciar, questionar, exigir direitos e combater situações. É a chamada imprensa livre. Nesse caso, mesmo sendo uma página apócrifa – onde os autores não assinam suas publicações – temos a página Canindé News que foi o primeiro a fazer os questionamentos sobre a “denúncia” do vereador Ninho justamente perguntando se ele faria a mesma denúncia no MP para os carros da Câmara Municipal (?). Aguarda-se o posicionamento do vereador.

Embora seja o seu papel de fiscalizador do povo, o vereador cometeu um ato no mínimo qualificado como “BARRIGADA” e mais internamente entre os vereadores criou revolta e preocupação.

A Câmara Municipal de Canindé de São Francisco é uma instituição forte e representativa do povo. São onze vereadores e uma estrutura enorme, cujo complexo administrativo abriga onze gabinetes, dotados de vários assessores com salários generosos, regalias de combustível, “congressos” para aprimoramentos das funções e cada vereador tem um carro à disposição. Não mantém serviços e nem canais de Comunicação com a sociedade – Ascom –, se quer mantém uma escuta social, o chamado setor de Ouvidoria. Na visão do presidente da Câmara, Juarez da Colônia de Pescadores, não há necessidade de ter Comunicação na Câmara, bem diferente de outros presidentes que investiram no setor. Para ele, o investimento aplicado na implantação de um sistema de votação no Plenário e a transmissão via canal do youtube satisfazem e justificam toda transparência. O site institucional da Câmara é um horror, feito para complicar qualquer procurar por informação e se o cidadão oficializar uma solicitação de informação, haja tempo para esperar. Mas isso tudo pode estar por ir se desmoronando aos poucos. O relato de um auditor é assustador, tudo fruto da falta de habilidade e do cumprimento de palavra do presidente Juarez, a lei do retorno.

A “barrigada” do vereador Ninho da Saúde, como assim chamou um dos vereadores indignados, pode abrir uma nova situação na Câmara Municipal que, a menos de um anos, teve áudios expostos, vazados na imprensa, e muitos outros estão guardados por ai, pelos próprios vereadores e já são do conhecimento de algumas pessoas, inclusive, da própria imprensa.

Enquanto isso, contratações também continuam acontecendo na Câmara Municipal, nos gabinetes com trocas de pessoal, contudo, isso não é denunciado. Atenção Ministério Público!

Por Adeval Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *